Pular para o conteúdo principal

Uma data para a origem Rock n Roll


Tendo seu inicio no final dos anos 40’s com varias influencias em blues, country e musica gospel logo esse estilo musical chamado Rock n Roll se espalharia ao redor de todo o globo.
Mais afinal aonde começou isso tudo? Quem sugeriu esse nome? E por que esse gênero influenciou e revolucionou tanto? Como diria Jack Estripador vamos por partes.

Raízes do Rock :

O gênero musical rock n roll teve inicio com a junção 
de estilos musicais populares na época de 40’s feita por afro-americanos, que eram o blues, folk e o gospel, na época também no Texas e 
Nova Orleans estava sendo tocado muito boogie woogie e o jump blues que como tempo foram sendo conhecidos como rhythm and blues.
Porem os brancos norte americanos começaram a experimentar o jazz e o blues, já que esse tipo de musica era tocada apenas por negros e quase nunca ouvida pelo publico branco, foram poucos os que conseguiram algum sucesso na época por preconceito a sua cor, entre eles podem se destacar Louis 
Jordan
 com a musica ‘Choo Choo Ch'Boogie’ 


Nessa época a musica era categorizada por sua nacionalidade, raça, instrumentação e religião. Porem em 1956 com a popularidade de Elvez Presley, o Rock n Roll e os outros estilos de musica nunca mas foram categorizados dessa maneira.
O nome Rocking and Rolling ( balançar e rolar) se teve inicio em 1951 por um DJ que tocava R&B no qual foi o primeiro a utilizar a expressão Rock And Roll para descrever a musica.
Porem esse termo já existia nos Estados Unidos no final dos anos 40’s com artistas escrevendo canções com essa expressão, até então a frase Rock and Roll era uma gíria negra que significava dançar ou fazer sexo.
Porem o termo Rocking
 era geralmente usado por cantores negros gospel  dos Estados Unidos para  se referir ao êxtase espiritual. Já na década de 1940, o termo foi usado como um duplo sentido, referindo-se a dançar e ao ato sexual. Já o verbo Roll (Rolling) era uma metáfora medieval com significado em relações sexuais, pois se tinha expressões como como rolled her in the clover (Eu transei com ela no trevo), o que significava rolar, balançar e se mexer, com isso dando a origem sexual.

Em 1950 existia o Rockabilly que se refere ao tipo de rock and roll que foi tocado por muitos cantores brancos entre eles Elvis Presley, Carl Perkins e Jerry Lee Lewis, que tinham muita influencia de musica country em suas canções.
Na época também haviam muitos cantores negros que atraiam platéias brancas que tinham tradição do Rhythm and Blues, nomes como Chuck Berry, Fast Domínio e Little Richard que faziam esse tipo de musica.
Maio de 1954,
 Bill Haley gravaria a musica "Rock Around the Clock" que no inicio era apenas um hit considerado as outras musicas populares da época como "That's All Right (Mama) de Elvis Presley, porem  um ano mais tarde, ela realmente passou a definir o rock and roll. A canção se tornou um dos maiores sucessos na história "Rock Around the Clock" foi um avanço tanto para o grupo e para todas as músicas de rock and roll. Tudo que se veio antes de lançar as bases, "Rock Around the Clock " introduziu a música para um público global.

Influencias ao redor do Mundo :

O rock and roll surgiu em uma época em que as tensões raciais nos Estados Unidos estavam próximos de vir à tona. Os negros norte-americanos protestavam contra a segregação de escolas e instalações públicas. O novo gênero musical combinando elementos das músicas branca e negra inevitavelmente provocou fortes reações. Agravadoras logo compreenderam que havia mercado formado pelo público branco para a música negra, mesmo o preconceito considerável e as barreiras raciais não podiam barrar as forças do mercado. O novo gênero musical assim titulado de rock and roll tornou-se um sucesso de um dia para outro nos EUA.
Os efeitos sociais do rock and roll foram massivos mundialmente, que influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Além disso, o rock and roll pode ter ajudado a causa do movimento dos direitos civis, porque tanto os jovens norte-americanos brancos como os negros adoravam o gênero, que ainda derivou muitos estilos musicais:
 progressivo, punk, heavy metal e alternativo são apenas alguns dos gêneros que surgiram na esteira diante do Rock and Roll.

Foi então que começou os famosos ídolos teen que eram artistas sem com boa aparência, apelo sexual, ótima qualidade musical e claro com um grande numero de fãs principalmente do sexo feminino
 
Com o nascimento do rock and roll, Elvis Presley se tornou um dos maiores ídolos teen de todos os tempos. Seu sucesso levou os promotores de eventos à criação deliberada de novos ídolos 'rock and roll'.
Devido o sucesso de muitos outros artistas, como os Beatles e os Monkees, no meio teen, foram criadas algumas revistas exclusivamente orientada para o público jovem um exemplo foi a revista 16 Magazine e Tiger Beat. Essas publicações mensais estampavam um ídolo teen na capa, bem como fotografias atraentes, uma seção de Perguntas & Respostas, e uma lista de predileções (ou seja, cor favorita, comida favorita, etc), o sucesso das revista foi enorme, nascendo mais e mais revistas do gênero até hoje.


Invasão Britânica :

A cena britânica se desenvolveu, com outros artistas como: Tommy Steele, Adam Faith e Billy Fury vying. Alguns shows tiveram bastante popularidade na Grã-Bretanha e isto inspirou muitos jovens britânicos a comprar discos cada vez mais e seguir o cenário musical, dentre eles John Lennon
 e Paul McCartney,que em março de 1957 após terem se encontrado em uma festa local ao ar livre formariam o grupo The Quarrymen, que logo se transformar em The Beatles  lançando assim as bases para a Beatlemania.
Este desenvolvimento primário no Reino Unido era uma responda criativa ao rock and roll americano, que teve um impacto global. Inúmeros jovens britânicos escutavam
 R&B e os pioneiros do rock e começaram a formar suas próprias bandas, assim logo a Grã-Bretanha se tornou rapidamente um novo centro de rock and roll. Isto proporcionou diretamente formação de grupos como The Beatles, em Liverpool, The Rolling Stones e The Yardbirds (que logo se tornaria o Led Zeppelin), em Londres, The Animals em, Newcastle etc. Nos EUA, esses grupos se tornaram conhecidos como parte da Invasão Britânica.

Rock and Roll No Brasil :


Apesar do Rock Brasileiro ter ficado famoso em 1970 como nomes como Os Mutantes, Caetano Veloso e Gilberto GilRita Lee,Secos & Molhados, Raul Seixas, Made in Brazil, Casa das Máquinas entre outros, foi em 1980 que o gênero se popularizou e se imortalizou no Brasil.
Nos anos 80, ocorreu a verdadeira explosão do rotulado "Rock Brasileiro". Isso se deve em parte à criação de casas noturnas de show, as primeiras bandas a fazerem sucesso foram os irônicos Blitz ("Você não soube me amar") e Eduardo Dusek("Rock da Cachorra) em 1982.
As bandas mais cultuadas dos anos 80 formam um "quarteto’’ sagrado sendo elas:
 Os Paralamas do Sucesso, paraibanos que se juntaram em João Pessoa e começaram a tocar na garagem de um dos integrantes; Titãs, paulistas, que  juntavam as estéticas da new wave e do reggae com a da MPB; Os cariocas Barão Vermelho, surgidos em 82 e liderados por Cazuza, que logo teve sua saída com uma grande e bem sucedida carreira solo; e a mais influente de todas Legião Urbana, liderada por Renato Russo, surgida em 82, emplacando alguns sucessos como Faroeste caboclo, Será e Eduardo e Mônica que chegaram ao topo das rádios. Bandas como os Titãs e Os Paralamas do Sucesso estão ativas até hoje, fazendo apresentações por todo o Brasil. 
Outras bandas e artistas da época, como
 Engenheiros do Hawaii, Legião Urbana e Renato Russo, foram imortalizados e tocam nas rádios até hoje, devido ao grande sucesso entre o público, principalmente adolescentes.

Dia Mundial Do Rock :

No dia 13 de julho de 1985 que um cara chamado Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, organizou o evento chamado Live Aid com a perfeita combinação de artista lendários da história da pop music e do rock mundial.
O  Live Aid tinha uma idéia bem mais do que simplesmente lendas da musica reunidas, seu principal foco era a tentativa nobre de conseguir fundos para que a miséria e a fome na África pudessem diminuir ao menos um pouco. Dois shows foram realizados, sendo um no lendário Wembley Stadium de Londres (Inglaterra) e outro no não menos lendário JFK Stadium na Filadélfia (EUA).
Os shows traziam um elenco de mega stars, como Paul McCartney, The Who, Elton John, Boomtown Rats, Adam Ant, Ultravox, Elvis Costello, Black Sabbath, Run DMC, Sting, Brian Adams, U2, Dire Straits, David Bowie, The Pretenders, The Who, Santana, Madona, Eric Clapton, Led Zeppelin, Duran Duran, Bob Dylan, Lionel Ritchie, Rolling Stones, Queen, The Cars, The Four Tops, Beach Boys, entre outros, a audiência pela TV  foi de cerca de 2 bilhões de telespectadores em todo o planeta, em cerca de 140 países.

No final deste show, Mick Jagger e Tina Turner juntos, cantando "State of Shock" e "It's Only Rock and Roll", com Daryl Hall, John Oates e os ex-integrantes dos Temptations, David Ruffin e Eddie Kendrichs fazendo os backing vocals. Foi realmente um momento único na história do Rock!
O Live Aid conseguiu em 16 horas de show acumular cerca de 100 milhões de dólares, totalmente destinados ao povo faminto e miserável da África.
E ainda tem ignorante falando que rock é coisa do capeta né?


Curta nossa fan page no facebook   : facebook.com/VoltagemCerta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez tipos de jogos de baralho para se aprender a jogar.

O Baralho é uma ferramenta para criar jogos dos mais diversos, porém existem tantos jogos  que fica difícil aprender todos ou pelo menos os mais interessantes. Por isso separei aqui alguns (não todos) jogos de cartas bem divertidos e fáceis, apesar de alguns terem a descrição e regras bem longas (como a do Poker por exemplo) isso não torna o jogo difícil de se aprender ou mesmo impossível de  jogá-lo. Então pegue seu baralho e façam suas apostas : Blackjack Objetivo : As cartas de 2 a 10 têm o número de pontos de acordo com seu valor facial. Todas as cartas de figuras valem 10. Os ases podem valer 1 ou 11 pontos. Como se joga? : A mão mais elevada no   blackjack   é um Ás e uma carta de 10 pontos e é chamada justamente de   blackjack . Um   blackjack   paga 3 para 2 da aposta ou 6 para 5 no caso do vegas strip. Se o jogador e o   dealer   (a banca ou casino) tiverem um   blackjack   a aposta é um empate. O jogador ganha se a sua mão tiver mais pontos que a do   dealer ,

Como gostar daquela literatura chata?

O que você pensa quando ouve a palavra literatura? Aposto que você a relaciona a um monte de livros grossos e gigantescos, com mais de 400 páginas, com uma linguagem complicada e chata. Mas não é bem assim. Por outro lado ela pode ser simplesmente encarada sob vários pontos de vista diferentes, utilizando-se inclusive de formas mais atrativas para você. Bom mais como diria Jack Estripador ‘ vamos por partes’, primeiro vamos tentar entender  qual o significado da palavra literatura. Literatura tem dois significados e  de acordo com o primeiro, mais evidente, literatura é a arte de escrever trabalhos artísticos em prosa ou verso e de acordo com o segundo, ela é um conjunto de obra inseridas em um movimento artístico, que reflete um determinado contexto histórico. Entendeu alguma coisa? Não, né!! Para simplificar, literatura é o conjunto de trabalhos artísticos que retratam uma época (poderia ter tido isso antes né) . Mais como eu crio gosto pela literatura? Hoje em dia as

O Cinquentenário de Tony Stark

Há exatos 50 anos, nascia das mentes brilhantes de Stan Lee e Jack Kirby aquele que seria um dos Super-Heróis mais cultuados de todos os tempos: Anthony Edward Stark, o  Homem de Ferro . I Am Iron Man! – Como Tudo Começou Criado em março de 1963, Tony Stark teve sua primeira aventura nas paginas da Tales of Suspense #39 durante a Era de Prata dos quadrinhos (A mesma que onde estreou o Vilão Mandarim e os Heróis Dr. Estranho e Capitão América.). Tony sempre foi um gênio, sem contar que nunca lhe faltou dinheiro durante sua vida, já que herdou todo o império construído pelo seu pai, Howard Stark, morto em um acidente de avião com sua esposa Maria Collins. A maneira como mais tarde se tornaria o Vingador Dourado foi recontada de diversas formas diferentes. Mas claro que a primeira versão prevaleceu.  Durante a guerra do Vietnã Tony aproveitou a oportunidade para melhorar o armamento americano, e ampliar sua fortuna. Em sua primeira visita ao Vietnã acabou acidentalment