Há exatos 50 anos, nascia das mentes brilhantes de Stan Lee e Jack Kirby aquele que seria um dos Super-Heróis mais cultuados de todos os tempos: Anthony Edward Stark, o Homem de Ferro.
I Am Iron Man! – Como Tudo Começou
Criado em março de 1963, Tony Stark teve sua primeira aventura nas paginas da Tales of Suspense #39 durante a Era de Prata dos quadrinhos (A mesma que onde estreou o Vilão Mandarim e os Heróis Dr. Estranho e Capitão América.). Tony sempre foi um gênio, sem contar que nunca lhe faltou dinheiro durante sua vida, já que herdou todo o império construído pelo seu pai, Howard Stark, morto em um acidente de avião com sua esposa Maria Collins.

Durante a guerra do Vietnã Tony aproveitou a oportunidade para melhorar o armamento americano, e ampliar sua fortuna. Em sua primeira visita ao Vietnã acabou acidentalmente acionando uma armadilha. Stark sobreviveu à explosão, mas estilhaços da bomba atingiram seu coração. Os vietcongues o capturaram e foi levado até o líder Wong Chu, mais tarde revelado como servo do Mandarim. Restavam apenas alguns dias de vida para o americano, e Wong Chu o forçou a criar uma poderosa arma e prometeu que depois ele seria operado dos estilhaços. Tony decidiu obedecer, mas não criou uma arma e sim algo que o mantivesse vivo e permitisse derrotar os vietcongues. Preso com ele estava outro gênio, o professor Ho Yinsen. Stark revelou seu plano ao professor e Yinsen o ajudou a construir o reator Stark (Conhecido também por Reator Arc) acoplado a armadura que o manteria vivo.
Na cirurgia de Stark, homens de Wong Chu se aproximaram. Para impedir que entrassem na sala e interrompesse o processo que recuperaria o coração de Tony, o velho professor começou a gritar contra a tirania para lhes chamar a atenção. O cientista foi fuzilado. Foi o tempo suficiente para que Stark se recuperasse e se acostumasse a usar a estranha armadura cinza que criaram.
O Homem de Ferro enfrentou os guerrilheiros e os derrotou. Sua armadura resistia aos disparos contra ele. Wong Chu tentou fugir e o Homem de Ferro incendiou o galpão de munições fazendo com que a explosão o matasse. Wong Chu foi morto e os prisioneiros libertados.
Após tal episódio, Tony trabalhou em aperfeiçoar sua armadura, criando diversos modelos de diferentes cores, mas tendo como sua cor principal a armadura vermelha e dourada, passando assim a combater as principais organizações terroristas contra os Estados Unidos.
Para despistar seus companheiros de sua identidade secreta, Stark dizia que o Homem de Ferro era seu guarda-costas, dando assim o apelido de “Lacaio de Armadura” ao herói.
Vilões e Aliados
Homem de Ferro sempre teve vilões muito fracos para sua capacidade, sendo o mais forte Mandarim, um terrorista com grandes poderes provenientes dos 10 anéis que usava, cada anel com um poder diferente.
Fora mandarim, grande parte dos vilões de Stark utilizam armadura para lutar contra ele em igualdade, como por exemplo: Chicote Negro, Monge de Ferro, Dínamo Vermelho. Seus antagonistas sempre foram providos de grande inteligência, como Justin Hammer, Obadiah Stane (O Monge de Ferro), Aldrich Killian (O Criado da Tecnologia Extremis, no qual dava capacidades Sobre-humanas a pessoas comuns e deu a Tony a chance de controlar qualquer tecnologia a longa distância) e até mesmo Norman Osborne (Na recente saga “Reinado Sombrio”). Existem também as organizações secretas contra quem Tony lutou, como a I.M.A (Ideias Mecânicas Avançadas),Hydra (Proveniente da 2° guerra mundial e também grande antagonista das histórias do Capitão América) e os Dez Anéis,todos subordinados ao Mandarim.
Apesar de uma lista extensa de vilões, pode se dizer que as historias do Homem de Ferro só possuam quatro grandes alianças: Virginia “Pepper” Potts, Seu primeiro e grande amor, no qual mais tarde vestiria uma armadura parecida com a do Homem de Ferro e se denominaria Resgate; James Rupert Rhodes, grande amigo de Tony Stark e seu famoso aliado, que possui uma armadura com maior poder de fogo, A Maquina de Combate; Nick Fury, Diretor da S.H.I.E.L.D (Superintendência Humana de Intervenção,Espionagem,Logística e Dissuasão) e também amigo de seu pai;e Happy Hogan,seu Motorista.
Armaduras
Nos quadrinhos são poucas as armaduras de Tony que receberam nomes sendo elas: Extremis, uma armadura que saia de dentro de Tony Stark, graças ao vírus Extremis, e lhe dava a capacidade de interagir com qualquer tecnologia ao seu redor; e a HulkBuster,no qual o nome já diz tudo.Tony criou ela para um possível (e que ocorreu diversas vezes) embate com o Gigante Esmeralda Hulk.
Nos Cinemas, as Armaduras são limitadas ao nome de Mark, sendo a Primeira Mark I e assim dando sequencia aos numerais.
Ferroman em outras mídias
Em meados dos anos 60, Tony Stark ganhou uma série para chamar de sua. ”O Invencível Homem de Ferro” Mostrava Tony já como Homem de Ferro, com a ajuda de Pepper Potts e Happy Hogan enquanto combatia vilões como Mandarim, Viúva Negra e Gavião Arqueiro (o.O).

No mesmo ano, Tony apareceria novamente em uma pequena cena no filme “O Incrível Hulk”, dando continuidade a “Expansão Marvel” nos cinemas.

Em 2012, Tony Stark (Mais uma vez Robert Downey Jr.) volta, mas dessa vez acompanhado por Hulk, Thor, Capitão América, Nick Fury, Agente Coulson, Viúva Negra, Gavião Arqueiro e Maria Hill para aquele que poderia ser um “Homem de Ferro e Seus Amigos”, Mas foi um filme sensacional, dando espaço em tela para cada um dos personagens e mostrando como certas editoras e estúdios são lentos demais (Dc Comics e Warner, isso foi para vocês!!!).
“The Avengers - Os Vingadores” foi um sucesso total de publico, bilheteria, marketing e tudo aquilo em que estivesse envolvido.Tornou-se a 3° maior bilheteria de todos os tempos e já ganhou uma continuação marcada para 2015. No Filme, essa Super Equipe se junta para combater o meio irmão de Thor Loki, que deseja uma acabar com a raça humana e para isso se une a uma força maior.

No mundo dos Games, Homem de ferro teve 4 jogos para chamar de seu:Iron Man and The X-O Manowar In Heavy Metal (Diversas Plataformas),The Invincible Iron Man (Game Boy Advanced) e a adaptação de seus dois filmes,que era melhor ter esquecido!
Na Musica, pode-se dizer que a musica da banda Black Sabbath lhe caiu como uma perfeita homenagem. ”Iron Man” ainda aparece no trailer e nos créditos finais do primeiro filme, Em ambos os filmes, ouvimos canções de bandas consagradas no cenário do Rock, como The Clash, Audioslave e principalmente AC/DC. Sem contar a homenagem que Tony Stark presta ao Black Sabbath, vestindo uma camiseta do álbum “Never Say Die”, o oitavo da banda.
15 Minutos de Fama???
Assim como foi com o Homem Aranha (Apenas nos cinemas), pode ser que o Homem de Ferro esteja tendo vivendo seu momento, mas basta um filme ruim para que caia no esquecimento por um tempo. Isso seria algo improvável. Pelo que vimos nos últimos 50 anos, o Homem de Ferro vai viver por muito tempo, em suas historias e em cada canto da Cultura Pop mundial.
Comentários
Postar um comentário