Pular para o conteúdo principal

O Cinquentenário de Tony Stark


Há exatos 50 anos, nascia das mentes brilhantes de Stan Lee e Jack Kirby aquele que seria um dos Super-Heróis mais cultuados de todos os tempos: Anthony Edward Stark, o Homem de Ferro.

I Am Iron Man! – Como Tudo Começou

Criado em março de 1963, Tony Stark teve sua primeira aventura nas paginas da Tales of Suspense #39 durante a Era de Prata dos quadrinhos (A mesma que onde estreou o Vilão Mandarim e os Heróis Dr. Estranho e Capitão América.). Tony sempre foi um gênio, sem contar que nunca lhe faltou dinheiro durante sua vida, já que herdou todo o império construído pelo seu pai, Howard Stark, morto em um acidente de avião com sua esposa Maria Collins.
A maneira como mais tarde se tornaria o Vingador Dourado foi recontada de diversas formas diferentes. Mas claro que a primeira versão prevaleceu. 

Durante a guerra do Vietnã Tony aproveitou a oportunidade para melhorar o armamento americano, e ampliar sua fortuna. Em sua primeira visita ao Vietnã acabou acidentalmente acionando uma armadilha. Stark sobreviveu à explosão, mas estilhaços da bomba atingiram seu coração. Os vietcongues o capturaram e foi levado até o líder Wong Chu, mais tarde revelado como servo do Mandarim. Restavam apenas alguns dias de vida para o americano, e Wong Chu o forçou a criar uma poderosa arma e prometeu que depois ele seria operado dos estilhaços. Tony decidiu obedecer, mas não criou uma arma e sim algo que o mantivesse vivo e permitisse derrotar os vietcongues. Preso com ele estava outro gênio, o professor Ho Yinsen. Stark revelou seu plano ao professor e Yinsen o ajudou a construir o reator Stark (Conhecido também por Reator Arc) acoplado a armadura que o manteria vivo.
Na cirurgia de Stark, homens de Wong Chu se aproximaram. Para impedir que entrassem na sala e interrompesse o processo que recuperaria o coração de Tony, o velho professor começou a gritar contra a tirania para lhes chamar a atenção. O cientista foi fuzilado. Foi o tempo suficiente para que Stark se recuperasse e se acostumasse a usar a estranha armadura cinza que criaram.
O Homem de Ferro enfrentou os guerrilheiros e os derrotou. Sua armadura resistia aos disparos contra ele. Wong Chu tentou fugir e o Homem de Ferro incendiou o galpão de munições fazendo com que a explosão o matasse. Wong Chu foi morto e os prisioneiros libertados.
Após tal episódio, Tony trabalhou em aperfeiçoar sua armadura, criando diversos modelos de diferentes cores, mas tendo como sua cor principal a armadura vermelha e dourada, passando assim a combater as principais organizações terroristas contra os Estados Unidos.

Para despistar seus companheiros de sua identidade secreta, Stark dizia que o Homem de Ferro era seu guarda-costas, dando assim o apelido de “Lacaio de Armadura” ao herói.

Vilões e Aliados

Homem de Ferro sempre teve vilões muito fracos para sua capacidade, sendo o mais forte Mandarim, um terrorista com grandes poderes provenientes dos 10 anéis que usava, cada anel com um poder diferente.
Fora mandarim, grande parte dos vilões de Stark utilizam armadura para lutar contra ele em igualdade, como por exemplo: Chicote Negro, Monge de Ferro, Dínamo Vermelho. Seus antagonistas sempre foram providos de grande inteligência, como Justin Hammer, Obadiah Stane (O Monge de Ferro), Aldrich Killian (O Criado da Tecnologia Extremis, no qual dava capacidades Sobre-humanas a pessoas comuns e deu a Tony a chance de controlar qualquer tecnologia a longa distância) e até mesmo Norman Osborne (Na recente saga “Reinado Sombrio”). Existem também as organizações secretas contra quem Tony lutou, como a I.M.A (Ideias Mecânicas Avançadas),Hydra (Proveniente da 2° guerra mundial e também grande antagonista das histórias do Capitão América) e os Dez Anéis,todos subordinados ao Mandarim.

Um “Vilão” muito forte nas historias de Tony Stark era o alcoolismo. Seu problema com bebidas veio após ele ter sido levado a falência por seu então sócio Obadiah Stane,criando assim um dos melhores arcos de historias do Homem de Fero, “O Demônio da Garrafa”,na qual seu amigo James Rhodes assumia a identidade de Homem de Ferro.

Apesar de uma lista extensa de vilões, pode se dizer que as historias do Homem de Ferro só possuam quatro grandes alianças: Virginia “Pepper” Potts, Seu primeiro e grande amor, no qual mais tarde vestiria uma armadura parecida com a do Homem de Ferro e se denominaria Resgate; James Rupert Rhodes, grande amigo de Tony Stark e seu famoso aliado, que possui uma armadura com maior poder de fogo, A Maquina de Combate; Nick Fury, Diretor da S.H.I.E.L.D (Superintendência Humana de Intervenção,Espionagem,Logística e Dissuasão) e também amigo de seu pai;e Happy Hogan,seu Motorista.

Armaduras

Nos quadrinhos são poucas as armaduras de Tony que receberam nomes sendo elas: Extremis, uma armadura que saia de dentro de Tony Stark, graças ao vírus Extremis, e lhe dava a capacidade de interagir com qualquer tecnologia ao seu redor; e a HulkBuster,no qual o nome já diz tudo.Tony criou ela para um possível (e que ocorreu diversas vezes) embate com o Gigante Esmeralda Hulk.
Nos Cinemas, as Armaduras são limitadas ao nome de Mark, sendo a Primeira Mark I e assim dando sequencia aos numerais.




Ferroman em outras mídias

Em meados dos anos 60, Tony Stark ganhou uma série para chamar de sua. ”O Invencível Homem de Ferro” Mostrava Tony já como Homem de Ferro, com a ajuda de Pepper Potts e Happy Hogan enquanto combatia vilões como Mandarim, Viúva Negra e Gavião Arqueiro (o.O).

O Grande destaque do Homem de Ferro viria apenas 43 anos de sua criação. Em 2008, A Paramount, junto com o recém-criado Marvel Studios, levou às telas dos cinemas aquilo que seria o inicio da Grande Era dos heróis. ”Homem de Ferro” contava com a espetacular atuação de Robert Downey Jr. Como Tony Stark/Homem de Ferro; Gwyneth Paltrow como Pepper Potts; Terrence Howard como James Rhodes; Paul Bettany emprestando a sua voz para o agora computado Jarvis e Jeff Bridges como Obadiah Stane/Monge de Ferro. A direção ficou a cargo de Jon Favreau, que também atua no filme como Happy Hogan. A história se baseia na ideia original do homem de ferro, que além de bem contada nos cinemas, deu inicio a aquilo que podemos chamar de “Iniciativa Vingadores”, com a participação especial de um personagem importante do Universo Marvel no filme.
No mesmo ano, Tony apareceria novamente em uma pequena cena no filme “O Incrível Hulk”, dando continuidade a “Expansão Marvel” nos cinemas.

Dois Anos Depois, ”Homem de Ferro 2” chegava aos cinemas,quase todo o elenco de seu núcleo principal,saindo apenas Terrence Howard (Por questões monetárias) e entrando Don Cheadle no papel de James Rhodes e agora Maquina de Combate.Junte isso a Mickey Rourke como Wiplash,Sam Rockwel como Justin Hammer,Scarlett Johansson como Natasha Romanoff/Viúva Negra,Samuel L. Jackson como Nick Fury e Clark Gregg retornando no papel do agora conhecido Agente Coulson e temos ai mais um sucesso.O filme teve uma bilheteria pouco menor do que o primeiro,mas mesmo assim fez bonito,além de contar uma ótima e mais profunda história.

Em 2012, Tony Stark (Mais uma vez Robert Downey Jr.) volta, mas dessa vez acompanhado por Hulk, Thor, Capitão América, Nick Fury, Agente Coulson, Viúva Negra, Gavião Arqueiro e Maria Hill para aquele que poderia ser um “Homem de Ferro e Seus Amigos”, Mas foi um filme sensacional, dando espaço em tela para cada um dos personagens e mostrando como certas editoras e estúdios são lentos demais (Dc Comics e Warner, isso foi para vocês!!!).

“The Avengers - Os Vingadores” foi um sucesso total de publico, bilheteria, marketing e tudo aquilo em que estivesse envolvido.Tornou-se a 3° maior bilheteria de todos os tempos e já ganhou uma continuação marcada para 2015. No Filme, essa Super Equipe se junta para combater o meio irmão de Thor Loki, que deseja uma acabar com a raça humana e para isso se une a uma força maior.

Com Estreia prevista para 03 de Maio deste ano (Mas 26 de abril no Brasil! Fuck Yeah!) Homem de Ferro 3 parece ser a mais complexa e esperada historia do Homem de Ferro nos cinemas.Com a Mudança de Diretor (Jon Favreau continua apenas no papel de Happy Hogan),Shane Black conta com um elenco de peso.Além dos atores/personagens principais nos outros filmes,temos Sir Ben Kingsley como o terrorista (e que faz posse de Hipster em pôster) Mandarim,Guy Pearce como Aldrich Killian e Rebecca Hall como Maya Hansen (Cientista que testou o vírus Extremis em humanos).

O que chama a atenção no filme é a presença do Patriota de Ferro, que foi originalmente uma armadura criada por Norman Osborne durante a Saga “Reinado Sombrio”, para que liderasse os Seus Vingadores Sombrios. O jeito é esperar para conferir o filme, que pelos trailers, será de puro sofrimento para o Senhor Stark.













No mundo dos Games, Homem de ferro teve 4 jogos para chamar de seu:Iron Man and The X-O Manowar In Heavy Metal (Diversas Plataformas),The Invincible Iron Man (Game Boy Advanced) e a adaptação de seus dois filmes,que era melhor ter esquecido!

Na Musica, pode-se dizer que a musica da banda Black Sabbath lhe caiu como uma perfeita homenagem. ”Iron Man” ainda aparece no trailer e nos créditos finais do primeiro filme, Em ambos os filmes, ouvimos canções de bandas consagradas no cenário do Rock, como The Clash, Audioslave e principalmente AC/DC. Sem contar a homenagem que Tony Stark presta ao Black Sabbath, vestindo uma camiseta do álbum “Never Say Die”, o oitavo da banda. 








15 Minutos de Fama???

Assim como foi com o Homem Aranha (Apenas nos cinemas), pode ser que o Homem de Ferro esteja tendo vivendo seu momento, mas basta um filme ruim para que caia no esquecimento por um tempo. Isso seria algo improvável. Pelo que vimos nos últimos 50 anos, o Homem de Ferro vai viver por muito tempo, em suas historias e em cada canto da Cultura Pop mundial.





Curta nossa fan page no facebook : facebook.com/VoltagemCerta



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dez tipos de jogos de baralho para se aprender a jogar.

O Baralho é uma ferramenta para criar jogos dos mais diversos, porém existem tantos jogos  que fica difícil aprender todos ou pelo menos os mais interessantes. Por isso separei aqui alguns (não todos) jogos de cartas bem divertidos e fáceis, apesar de alguns terem a descrição e regras bem longas (como a do Poker por exemplo) isso não torna o jogo difícil de se aprender ou mesmo impossível de  jogá-lo. Então pegue seu baralho e façam suas apostas : Blackjack Objetivo : As cartas de 2 a 10 têm o número de pontos de acordo com seu valor facial. Todas as cartas de figuras valem 10. Os ases podem valer 1 ou 11 pontos. Como se joga? : A mão mais elevada no   blackjack   é um Ás e uma carta de 10 pontos e é chamada justamente de   blackjack . Um   blackjack   paga 3 para 2 da aposta ou 6 para 5 no caso do vegas strip. Se o jogador e o   dealer   (a banca ou casino) tiverem um   blackjack   a aposta é um empate. O jogador ganha se a sua mão tiver mais pontos que a do   dealer ,

Como gostar daquela literatura chata?

O que você pensa quando ouve a palavra literatura? Aposto que você a relaciona a um monte de livros grossos e gigantescos, com mais de 400 páginas, com uma linguagem complicada e chata. Mas não é bem assim. Por outro lado ela pode ser simplesmente encarada sob vários pontos de vista diferentes, utilizando-se inclusive de formas mais atrativas para você. Bom mais como diria Jack Estripador ‘ vamos por partes’, primeiro vamos tentar entender  qual o significado da palavra literatura. Literatura tem dois significados e  de acordo com o primeiro, mais evidente, literatura é a arte de escrever trabalhos artísticos em prosa ou verso e de acordo com o segundo, ela é um conjunto de obra inseridas em um movimento artístico, que reflete um determinado contexto histórico. Entendeu alguma coisa? Não, né!! Para simplificar, literatura é o conjunto de trabalhos artísticos que retratam uma época (poderia ter tido isso antes né) . Mais como eu crio gosto pela literatura? Hoje em dia as